segunda-feira, 14 de abril de 2014

ATIVIDADES QUE TRABALHAM A NOÇÃO DE DENTRO E FORA


1. ATIVIDADE DE PRANCHA - OVOS DENTRO DO CESTO


















Com esta atividade dá para trabalhar/praticar a noção de dentro e fora. Quando trabalhei esta atividade com Israel tínhamos antes brincado com a música da galinha que põe os ovos... Fica fácil e gostoso para associar. A galinha pôs os ovinhos, vamos guardá-los dentro do cesto? Essa e outras consignas podem ser utilizadas.

Você precisará de:
- metade de um duplex (para a pastinha);
-papel marrom (para a cesta);
- papel branco (para os ovos);
- velcro;
- durex colorido; 
- contact ou fita adesiva (para revestir a pasta e os ovos);
- uma tirinha de papel branco (para escrever a consigna. É bom, pois vai ajudando a construir vocabulário. Sempre leia para a criança o que está sendo pedido).

Nessa atividade pode-se trabalhar:
-dentro e fora;
- quantidade;
- sequência numérica;
- mais/menos;
- movimento de pinça;
- coordenação visomotora;
- música, entre outros.

Usem a criatividade e postem nos comentários os desdobramentos dela advindos.
Boa tarefa!


2. ATIVIDADE DE PRANCHA: HIGIENE PESSOAL - DENTRO


















Ideal para tratar das questões de higiene e cuidado corporal com as crianças. Pode-se utilizar os objetos concretos, mostrar à criança como se utiliza, pode-se, por exemplo, usar uma boneca(o) para tal fim. Depois ajudar a criança a associar a imagem (abstrata) com os objetos (concreto). Deve-se trabalhar esta prancha quando estiver trabalhando a noção de dentro e, nesse caso, a cor amarela.


Variações:
- propor o dia da higiene pessoal na escola, a criança leva seus objetos pessoais para sala, terapia, etc.
- utilizar peças de roupa;

Você precisará de:
- metade de um duplex (para a pastinha);
-papel amarelo ou outra cor (para o círculo);
- figuras;
- velcro;
- durex colorido; 
- contact ou fita adesiva (para revestir a pasta e as figuras);
- uma tirinha de papel branco (para escrever a consigna. É bom, pois vai ajudando a construir vocabulário. Sempre leia para a criança o que está sendo pedido).

Nessa atividade pode-se trabalhar:
-dentro e fora;
- cor;
- higiene;
- movimento de pinça;
- coordenação visomotora;
- música (sobre o corpo), entre outros.

Usem a criatividade e postem nos comentários os desdobramentos dela advindos.
Boa tarefa!

Obs: sempre ajudar a criança a ir aplicando os conceitos aprendidos no cotidiano. Solicitar a sua ajuda para guardar as próprias roupas dentro da gaveta; colocar o lixo fora de casa; pegar duas meias; buscar a camisa da cor amarela; colocar a roupa suja dentro da máquina, etc. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sinta-se à vontade para registrar perguntas, sugestões e críticas saudáveis (aquelas com o objetivo de agregar...). Seu comentário é muito importante para o melhor desenvolvimento do blog. Estarei sempre à disposição.